sábado, 23 de janeiro de 2016

Nazi Zombies : Uma Filmografia (Parte 1)




Nazistas sempre foram os vilões da hora (em filmes sobre a segunda guerra, espionagem, aventuras tipo Indiana Jones, enfrentando super-heróis como Capitão América, safadezas do Nazisploitaion, etc,etc.) Além de seu legado de genocídio e do mal, eles tinham aqueles uniformes e símbolos legais e o sotaque escandalosamente sinistro. Mas já que o diabólico Terceiro Reich ficou no passado (e foi tarde!), e a maioria dos filmes nazis nos dias de hoje são dramas sobre a Segunda Guerra Mundial, vamos dedicar aqui um espaço para um sub-gênero maldito e que está na moda...os Zumbis Nazistas!. Claro, uma dona de casa morta-viva faminta, por exemplo, pode ser bem assustadora, mas ela empalidece em comparação com algum oficial da SS com metade de seu rosto faltando e apodrecido...




       ZOMBIENAZIEXPLOITATION : Uma Filmografia...




Ancestrais:

"Revolt of the Zombies" (A Revolta dos Zumbis, 1936) de Victor Halperin



* Os primeiros soldados mortos vivos, fardados e em ação. Neste caso, soldados cambojanos na Primeira Grande Guerra. 



"King of the Zombies" ( O Rei dos Zombies,1941) de Jean Yarbrough



* O Dr. Miklos Sangre (Henry Victor) utiliza o vudú para criar e dominar zumbis, visando ações contra a exército americano durante a Segunda Guerra. Apesar do sotaque germânico do vilão, e de recepções de rádio clandestinas em alemão desencadearem a ação, os Nazistas nunca são citados. O papel do Dr.Sangre foi criado para Bela Lugosi, e depois oferecido para Peter Lorre... Comédia.




"Revenge of the Zombies" (A Vingança dos Zombies, 1943) de Steve Sekely, com John Carradine.



*Nos pântanos da Louisiana, o cientista nazista Dr. Max Von Altermann (Carradine), cria um exército de zumbis para ajudar o Terceiro Reich. O primeiro Zombie-Nazi oficial!




Nota de Rodapé (1) :


"The Frozen Dead" ( Morte no Gelo, 1966) de Herbert J. Leder



*Dana Andrews estrela como o Dr. Norberg, um especialista alemão em criogenia, que está tentando ressuscitar vários nazistas importantes, anexando as suas cabeças cortadas para novos corpos. 



Ok, o filme realmente não apresenta qualquer zumbi nazistas correndo e comendo pessoas, mas a intenção certamente estava lá . Um precursor do gênero Nazisploitation, The Frozen Dead é outro recomendado apenas para os fãs hardcore.



                                       Picolé de Nazistas mortos...quase zumbis...


Fase de "Ouro Trash": 

Com o fim da Guerra e a derrota da Alemanha, foi melhor esquecer os horrores nazistas por um bom tempo. O sub-gênero só iniciou mesmo no meio dos anos 70, e nos 80, tivemos o Melhor-do-Pior do Zombienazisploitation!!!

"Shock Waves" (Ondas de Pavor, 1977) de Ken Wiederhorn, com Peter Cushing, John Carradine.






*Um iate chega a uma ilha do Caribe com um grupo de turistas. O local é guardado por um velho alemão com jeito de maluco (Peter Cushing).




 Acontece que ele é um ex-oficial nazista, e a ilha abriga uma armada de zumbi-nazis aquáticos, uniformizados e com óculos de mergulho! Projetados geneticamente durante a guerra para ações no mar, os mortos se divertem com o grupo de indefesos... (Atenção que John Carradine, o cientista nazi precursor do gênero está no elenco!).







"Le Lac des Morts Vivants"/"El Lago de los Muertos Vivientes" ( O Lago dos Zumbis, 1980) de Jean Rollin, com Howard Vernon, Anoushka




* No interior da França, soldados nazistas mortos pela resistência durante a Segunda Guerra, e jogados em um lago, voltam para atacar os vivos (e principalmente As vivas!). Eurotrash do especialista em vampiras nuas. Primeiros nazi-zombies canibais (e tarados...).








"Night of the Zombies"/"The Chilling"/"Gamma 693" (1981) de Joel M. Reed, com Jamie Gillis.




* Soldados nazistas e americanos deixados para trás no final da Segunda Guerra são mortos-vivos que precisam de doses regulares de um gás experimental e carne humana. 



Um agente especial da CIA (o ator pornô Gillis) investiga e descobre que existe um novo plano de dominação mundial que precisa ser combatido. Super-trash do diretor de "Bloodsucking Freaks"...




"La Tumba de los Muertos Vivientes"/ "L'Abime des Morts Vivants" (1982) de Jesus Franco.




*O cult Jesus Franco (Vampyros Lesbos, Venus in Furs) nos mostra um caçador de tesouros norte-americano que vai para os desertos da África para encontrar uma fortuna em ouro perdido nazista. Mas encontra guardiões nazistas mortos vivos prontos para morder e estripar todos os intrusos.



 É reconhecidamente um filme horrível, no padrão da produtora "Z"  EUROCINÉ, mas a visão de zumbis membros do Afrika Korps pode fazer tudo valer a pena para os fãs hardcore do gênero, ou da obra de titio Franco, (principalmente na versão espanhola do filme, tipo "Versão do Diretor"...)


Nota de Rodapé (2) :

"Hard Rock Zombies" (1985) de Krishna Shah




* Uma salada de frutas trash e anárquica. Rock, zumbis, anões monstruosos, lobisomens e Adolph Hitler (Jack Bliesener) e Eva Braun ressuscitados...





CONTINUA...







Nenhum comentário:

Postar um comentário