quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

História Daikaiju - Parte 5 : Novos Pulgasari, Gamera, Mosura...

"Pulgasari" (1985) de Shin Sang-ok e Chong Gon-jo, foi o primeiro Daikaiju produzido na Coréia do Norte, e tem uma história de realização no mínimo bizarra.



 O cineasta sul coreano Sang-ok e sua esposa, a atriz Choi Eun-hee, foram sequestrados por ordens do presidente-ditador Kim Jong-il da Coréia do Norte. A intenção era realizar filmes de propaganda para o regime, com nível artístico. Shin Sang-ok realizou o filme e tempos depois conseguiu fugir do país com sua esposa...



Mas vamos ao novo Pulgasari : Na Coréia feudal, o povo sofre nas mãos de um rei tirano. Um velho ferreiro prisioneiro esculpe uma pequena estátua de um monstro, que em contato com o sangue de sua filha ( que estava envolvida com um rebelde revolucionário), cria vida e cresce, se transformando em um Daikaiju comedor de ferro. Pulgasari acaba ajudando a derrubar o tirano.



         Quer assistir Pulgasari e outros Daikaijus? Procure neste ótimo Blog:
            http://monstrosasiaticos.blogspot.com.br/search/label/Pulgasari



Teruyoshi Nakano e outros funcionários dos estúdios Toho, participaram na criação dos efeitos especiais do filme (mas não foram sequestrados!). Satsuma  Kenpachiro- intérprete dentro da roupa de Godzilla entre 1984-1995, e de outros Kaijus anteriormente - viveu Pulgasari. Quando a idiota versão americana de "Godzilla" estreou no Japão, em 1998, ele disse em entrevistas  que preferia Pulgasari ao "Godzilla" de Emmerich...



Godzilla continuou sua saga, mas os outros Daikaijus descansaram por um tempo. Uma nova invasão Kaiju começou nos anos 90.
"Yamato Takeru" (Orochi, the Eight-Headed Dragon, 1994) de Takao Okawara, é um filme de fantasia da Toho, baseado nas lendas que cercam o mítico príncipe da Dinastia Yamato.



Ousu é o filho gêmeo renegado pelo imperador japonês, que acredita que ele é uma ameaça. Seu pai lhe dá uma difícil tarefa de batalha, o que ele cumpre, tendo que enfrentar diversos monstros. No entanto, o terrível deus Tsukoyomi (senhor do submundo e deus da Lua), em sua forma de Oroshi (um dragão de 8 cabeças, baseado na lenda japonesa do monstro Yamata no Orochi; que apareceu primeiro em "Nippon Tanjo" de 1959) ameaça destruir o mundo, e Ousu, agora chamado Yamato Takeru, tem uma nova missão...



Música do lendário Akira Ifukube (trilha sonora em 12 filmes de Godzilla e mais uma dezena de outros Kaiju Eiga!). Nada de monstros do espaço e heróis com armas sofisticadas e raios, "Yamato Takeru" tem deuses e demônios criados à partir de diversas lendas japonesas :



 OROSHI & o deus Guerreiro gigante UTSUNO IKUSAGAMI


                    KUMASOGAMI (um Kaiiu feito de lava)



           O deus-demônio das águas KAISHIN MUBA

"Gamera: Daikaiju Kuchu Kessen" (Gamera:  A Guardiã do Universo, 1995) de Shusuke Kaneko, foi a volta triunfal do personagem clássico. Contando agora com excelentes efeitos especiais de uma equipe dirigida por Shingi Higushi; um diretor talentoso e fã da série original; e um roteiro coerente, mais sério e com tons assustadores.



Um navio com uma carga de plutônio colide com um atol flutuante nas costas das Filipinas. A contaminação causa diversos fenômenos e cientistas investigam. Um deles vê os olhos e o casco de uma...tartaruga gigante. Enquanto isto, no arquipélago de Goto, um ornitologista dai na pista de 3 estranhos e mortais...pássaros gigantes pré-históricos!



Eles são chamados de...Gamera e Gyaos!!!
Os monstros se enfrentam, é claro, e um Gyaos sobrevivente sofre uma metamorfose e se transforma em um Super-Gyaos! Existe também uma explicação lendária para a existência de Gamera, que teria sido acordada por um amuleto antigo para proteger o mundo. 





                         o novo e assustador GYAOS

O filme foi um sucesso de público e crítica, e gerou uma trilogia, cuja segunda parte foi "Gamera Tsu : Region Shurai" (Gamera 2 : Attack of the Legion, 1996) de Shusuke Kaneko.



Um meteoro cai em uma montanha gelada próxima a uma cidade. Logo, uma horda de insetos monstruosos alienígenas atacam. 



Gamera surge e enfrenta os inúmeros monstros, mas uma gigantesca rainha emerge e momentaneamente derrota Gamera. Numa última e terrível batalha, Gamera consegue arrancar um chifre do oponente e destruí-lo com um feixe de plasma.





                                              LEGION


                                                GAMERA

A Toho seguiu por caminho inverso em uma nova série com o seu Kaiju "do bem". Após ter retornado em "Gojira Tai Mosura" (1992) de Takao Okawara, Mosura/Mothra, ganhou uma trilogia destinada ao público infanto-juvenil e mais calcada em fantasia/conto-de -fadas, do que em ficção científica.
"Mosura" (Rebirth of Mothra, 1996) de Okihiro Yoneda, é o primeiro filme com o filho de Mothra, chamado Shin Mosura/ Mothra Leo.



A milhões de anos atrás, uma criatura terrível, Desghidora (um dragão de 3 cabeças) ameaçou destruir o mundo. Ela foi combatida e derrotada por uma especie de mariposas gigantes. Uma escavação nos dias de hoje descobre uma caverna e um amuleto é retirado do local, ficando com um funcionário, o sr.Goto. Surge a minúscula e perversa Belvera (irmã má das gêmeas guardiãs de Mosura, que agora são chamadas de Elias) que rouba o amuleto para trazer Desghidora de volta e dominar o mundo.



BELVERA (Aki Hano) & sua montaria GARU-GARU


                           As ELIAS e a MOTHRA-Fada


A velha e enfraquecida Mosura enfrenta o monstro ( uma encarnação mítica de King-Ghidora) e é morta. Shin Mosura, o filhote de Mosura  sai de sua forma de larva, e em sua fase adulta como mariposa e vence Desghidora, salvando o mundo e as crianças filhas de Goto, que são as protagonistas da história.



                   SHIN MOSURA contra DESGHIDORA

"Mosura Tsu Kaiten no Daikessen" (Rebirth of Mothra 2, 1997) de Kunio Miyoshi e "Mosura Suri Kingu Gidora Raishu" (Rebirth of Mothra 3 : King Ghidora Attacks, 1998) de Okihiro Yoneda, continuam a história.




No segundo filme, o Kaiju vilão é o monstro marinho Dagahra (que também produz uma espécie de estrelas do mar venenosas conhecidas como Barem).  Shin/Leo sofre metamorfoses, alterando sua forma para combater embaixo d'água e quando revivido por suas guardiãs como a poderosa  Reibo Mosura ( Mothra- Arco-Íris)...



                                            DAGAHRA

Na última parte reaparece o poderoso e destrutivo King Ghidorah, e Reibo Mosura precisa combate-lo. Novas mutações no personagem: o super veloz Kosoku Mosura; depois em uma forma com armadura chamada Yoroi Mosura; e finalmente depois de vencer Ghidorah, na Eternaru Mosura (Mothra Eterna).
Ghidorah também aparece em sua forma primitiva do período Cretáceo, para aonde Kosoku Mosura viaja com sua super velocidade para combate-la...



                                MOSURA Super-Veloz



                                     MOSURA Blindada


                                     MOSURA Eterna



                              KING GHIDORA Primitivo

 Confuso? Não, tudo é muito simples e colorido (como deve ser um conto de fadas), mas divertido e com bons efeitos especiais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário