quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

História Daikaiju - Parte 4 : Daigoro, Homem de Pequim, Daikaijins, Invasão Tokusatsu


Uma curiosidade não citada no capítulo anterior:  "Gogola" (1965 ?) de Balwant Dave, um Daikaiju indiano, sobre um monstro do mar que invade Bombaim. Um filme exibido apenas na Índia e considerado perdido...




Ao mesmo tempo que infantilizava a série de Godzilla, a Toho também investiu em Daikaijus totalmente voltados às crianças.



"Kaiju Daifusen: Daigoro Tai Goriasu" (Daigoro e Golias, 1972) de Toshihiro Iijima, apresentava o kaiju "fofinho" Daigoro, um monstrinho bom e que vive faminto. Goriasu é um monstro do espaço que invade a terra e é combatido pelo glutão, que finalmente consegue viver em paz e alimentado...




                                     DAIGORO



                               GORIASU/GOLIAS



                         ...e a mãe de Daigoro...


A Tsuburaya Productions se uniu a produtora da Tailândia Chaiyo Productions para realizarem dois projetos. 
"Hanuman pob Jed Yodmanud"/"Urutora Roku Kyodai tai Kaiju Gundan" (The 6 Ultra Brothers Vs. the Monster Army, 1974) de Sompote Sands e Shoei Tojo, reunia os heróis das séries Ultraman da TV, com o herói local Hanuman.



Um garoto que protege um templo hindu é morto por ladões. A  Ultra-Mãe junta seu corpo com o da estátua do deus-macaco Hanuman. 



Um teste com um foguete acaba acordando 5 Kaijus ferozes (das séries Tokusatsu Ultraman, Ultraman Taro e Mirrorman) e 6 dos Ultra Brothers se unem a Hanuman para combate-los...




"Yak Wat Jaeng Phop Chambo" (Jumborg Ace & Giant, 1974) de Sompote Sands (Diretor/produtor de "Crocodilo Assassino" em 1979).



O super-herói japonês Jumborg Ace  se une com um ídolo de pedra gigante chamado Yuk Wud Jaeng, simplesmente conhecido como "Gigante" (este personagem foi a estrela de um filme de muito sucesso na Tailândia, "Tah Tien" (1973), também dirigido por Sands) contra os próprios inimigos de Ace que invadem o país. 
Diferente do filme anterior que também foi lançado no Japão e Estados Unidos (com o título de "Space Warriors 2000"), esta produção ficou limitada a Tailândia. O malandro Sumpote Sands tentou roubar os direitos dos personagens Ultra e também tentou usar o personagem Kamen Rider (da Toei) sem permissão, abalando e encerrando a colaboração entre as produtoras...




Ultraman e Kamen Rider também eram sucesso em Hong Kong. Assim, a produtora Shaw Brothers (especialistas de longa data em filmes de artes marciais) decidiu levar uma versão chinesa do gênero ao cinema. Nascia "Zhong Guo Chao Ren" (Inframan/O Super Homem Atômico, 1975) de Shan Hua. 


A Princesa Elzebub/Dragon Mom (de 10 milhões de anos de idade, e que também pode se transformar em um dragão alado) tenta conquistar a terra com a sua legião de monstros mutantes. Em resposta, o professor Chang (Wang Hsieh) cria Inframan, transformando um jovem voluntário (Danny Lee) em um super-herói biônico para salvar o mundo.




Mistura de Tokusatsu com Kung Fu e fantasia infanto juvenil.
Os inúmeros monstros foram criados pela empresa japonesa Ekisu Productions, responsável pelas fantasias dos Kaijus das séries Tokusatsu da Daiei (Kamen Rider inclusive).



Os Shaw Brothers investiram também em sua versão de King Kong (motivados pela versão americana de 1976) e realizaram "Xing Xing Wang" (O Monstro de Pequim, 1977) de Ho Meng Hua.



Um aventureiro  (Danny Lee) vai as selvas da Índia para capturar um lendário macaco gigante. Descobre um gigantesco homem pré-histórico e sua amiga Ah Wei (Evelyne Kraft), uma "deusa das selvas" loura. Os dois são levados para Hong Kong, para o monstro ser exibido em um estádio.



 Quando a jovem é atacada por um homem, a criatura se liberta e causa destruição na cidade.
Mistura de King Kong com Tarzan, com efeitos especiais dos especialistas em Daikaijus, Sadawasa Arikawa (Gojira, Rodan, Mosura...) e Koichi Kawakita (série Ultraman e filmes de Godzilla dos anos 70).




Após  a Daiei ser comprada pela Tokuma Shoten em 1974, os novos produtores precisaram fazer um novo filme com Gamera ( uma cláusula no contrato previa mais um filme com o personagem). Deste modo nasceu "Uchu Kaiju Gamera" (Gamera : Super Monster, 1980) de Noriaki Yuasa.



Um alien perverso pretende dominar a Terra liberando os monstros Gyaos, Zigra, Barugon, Viras, Jiger e Guiron; e somente Gamera e um trio de belas alienígenas do bem podem combate-los.


 A maior parte do filme utiliza cenas de arquivo, com os combates das aventuras anteriores (com novas cenas limitadas a Gamera em voo). 




No entanto, quando a produção do filme começou, Yuasa viu a picaretagem em que estava envolvido, e sabia que Gamera nunca poderia voltar a partir deste filme. Então, ele obrigou o roteirista a re-escrever o final, fazendo Gamera morrer, se sacrificando para vencer o alienígena .
Seria o fim do Daikaiju amigo das crianças????







Um comentário:

  1. Grande blog amigo só trashera! muito bom, continue com esse trabalho foda! por vc ta ajudando muita gente q não teve contato com essas perolas antes e q estao conhecendo agora (como eu).

    Virei teu fã!

    Já pensou em criar uma page no facebook para divulgar melhor essa belezura?
    Abraços!

    ResponderExcluir