quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cine Catástrofe - Capítulo 2 : O "Boom" dos anos 70 (primeira parte)

A idade de ouro do cinema catástrofe começou em 1970 com o lançamento de "Aeroporto". Com o lançamento de "The Poseidon Adventure" (O Destino do Poseidon, 1972) de Ronald Neame (e co-direção e produção de Irwin Allen) ; outro grande sucesso financeiro com impressionantes US $ 42 milhões em bilheterias, os filmes de desastres se tornaram oficialmente uma mania ! 
   

 Estrelado por Gene Hackman, Ernest Borgnine, Shelley Winters, Roddy McDowell e Red Buttons, contava as tentativas dos sobreviventes em escapar de um transatlântico derrubado por uma onda gigante desencadeada por um terremoto (hoje chamada de Tsunami!), e virado de cabeça para baixo. "The Poseidon Adventure" foi indicado a oito Oscar,  e recebeu um prêmio de mérito especial para seus efeitos visuais.  




  Do Japão veio "Nippon Chinbotsu" (A Submersão do Japão, 1973) de Shiro Moritani. Mostrava a Terra do Sol Nascente sendo arrasada (e afundando no mar) por ação de vulcões, terremotos e tsunamis! Ótimos efeitos especiais (de Teruyoshi Nakano, especialista em "destruições" nos filmes da série Godzilla da Toho). Lançado na versão americana como "Tidal Wave" (Pela New World Pictures de Roger Corman), com participação de Lorne Greene como o embaixador americano no Japão.



Também da Toho (e com efeitos de Nakano) é o surreal "Nosutoradamusu no Dayogen" ( Catástrofe : As Profecias de Nostradamus, 1974) de Toshio Masuda. Aqui o tom é totalmente fantástico, e entre as muitas desgraças que atingem o planeta, estão: a destruição da camada de ozônio, nuvens radioativas, insanidade coletiva, canibalismo, animais e pessoas mutantes e plantas carnívoras gigantes!



Provavelmente o maior e mais assustador filme de desastre da década seja "The Towering Inferno"(Inferno na Torre, 1974) de John Guillermin. Uma união da 20th Century Fox e da Warner Bros, produzida por Irwin Allen (eventualmente conhecido como "The Master of Disaster", como ele já havia produzido/dirigido "The Poseidon Adventure" e mais tarde produziu "The Swarm", "Beyond the Poseidon Adventure" e "When Time Ran Out" ...). 



Estrelado por Paul Newman, Steve McQueen (o chefe dos bombeiros), William Holden, Fred Astaire e Faye Dunaway, o filme retrata um grande incêndio envolvendo o edifício mais alto do mundo no dia de sua inauguração, e as tentativas dos bombeiros em resgatar os ocupantes presos no último andar. O filme foi indicado a oito Oscar, incluindo Melhor Filme, vencendo de Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Música, Canção Original. 





 "Earthquake" (Terremoto, 1974) de Mark Robson, mostra como um forte terremoto atinge a cidade de Los Angeles, reduzindo seus principais cartões-postais a pó. Vencedor do Oscar de Melhor Som e  um prêmio de mérito especial para seus impressionantes efeitos visuais.




  Charlton Heston, Ava Gardner, Geneviève Bujold, Richard Roundtree, George Kennedy e Lorne Greene, estão entre o elenco que vive diversas histórias paralelas que se entrelaçam durante o cataclismo. Foi o primeiro filme a utilizar o sistema Sensurround, onde enormes alto-falantes sub-woofer foram instalados nas salas de cinema para recriar a sensação de vibração de um terremoto.  




Várias produções feitas para a TV também aproveitaram a mania, incluindo "Heat Wave!"(1974), "The Disappearence of Flight 412" (1974), "The Day the Earth Moved" (1974), "Hurricane" (1974), "Skyway to Death" (1974), "Flood!!" ( Inundação, 1976) e "Fire!" ( Céu em Chamas, 1977), "The Crash of Flight 401" (1978)...



                                                         "HEAT WAVE!"


Nos cinemas as desgraças continuaram em maior escala com  "Juggernaut" (1974) de Richard Lester, com Richard Harris, Omar Sharif e Anthony Hopkins";  The Hindenburg" ( O Dirigível Hindenburg, 1975) de Robert Wise, estrelado por George C. Scott  ...







... "The Cassandra Crossing" ( A Travessia de Cassandra, 1976) de George Pan Cosmatos, estrelado por Richard Harris, Sophia Loren, Burt Lancaster e Martin Sheen; "Two-Minute Warning" ( Pânico na Multidão, 1976) de Larry Peerce, estrelado por Charlton Heston; "Survivientes de los Andes" (Sobreviventes dos Andes, 1976) do mexicano René cardona Jr.; "Black Sunday" ( Domingo Negro,1977) de John Frankenheimer, estrelado por Robert Shaw; "Rollercoaster" (Terror nas Montanha Russa, 1977, em Sensurround) de James Goldstone, estrelado por George Segal; 








"Avalanche" (1978) de Corey Allen (produção Roger Corman), estrelado por Rock Hudson; "Grey Lady Down" ( S.O.S. Submarino Nuclear, 1978), também estrelado por Charlton Heston; "Cyclone" (O Ciclone, 1978) de René Cardona Jr., com Arthur Kennedy e Carrol Baker;  Hurricane (Furacão, 1979, remake do filme de John Ford de 1937), estrelado por Jason Robards e Mia Farrow; e "City on Fire"( Cidade em Chamas ,1979) de Alvin Rakoff, estrelado Henry Fonda, Shelley Winters, Ava Gardner e Leslie Nielsen.










Nenhum comentário:

Postar um comentário