quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Extremos: Anões & Gigantes no Cinema Fantástico (Parte 2)


* Santanón (Rafael Muñoz Andrete- 1929-2002): Um dos mais conhecidos (dos muitos) anões do cinema fantástico mexicano. Nascido em uma família pobre do interior, foi colhedor de algodão e vendedor ambulante de artesanato.
Convidado para completar o elenco de um espetáculo teatral, começou sua carreira artística e estreou no cinema em 1944. Com "La Caperucita Roja" ( O Chapeuzinho Vermelho,1960), iniciou uma série de atuações dentro de fantasias de animais em filmes infantis, assim como muitos colegas americanos. 



Foi o "Zorrillo Apestoso" ("Gambá Fedido") em 4 filmes com a personagem Chapeuzinho Vermelho, de onde destacamos o incrível "Caperucita y Pulgarcito Contra los Monstruos" (1962) de Roberto Rodríguez...




... uma louca aventura infantil com os personagens dos contos de fadas enfrentando monstros clássicos (Vampiro,ogro, monstro de Frankenstein). 

Ele também viveu o galante e aventureiro "El Gato con Botas" (1961), dentro de mais uma pesada fantasia, antes de entrar para o mundo dos luchadores e filmes de terror.



Assinando como Enano Santanón, apareceu em "Santo Contra El Rey del Crimen" (1961); "Las Vengadoras Enmascaradas" (1963); "Aventuras de las Hermanas X" (1963) e "Las Hijas del Zorro" (1964), todos de Federico Curiel.






Quando o produtor Luiz Enrique Vergara conseguiu um contrato com o velho astro internacional do terror Boris Karloff, Santanón apareceu em destaque em "La Cámara del Terror" (A Câmara do Terror, 1968) e, principalmente em "La Muerte Viviente" (Os Mortos Vivos, 1968) de Juan Ibáñez e Jack  Hill.



Santanón viveu o personagem título do drama/terror "El Satánico" (1968) de José Díaz Morales, com a estrela sexy Libertad Leblanc. Ele faz um anão que é envolvido por um criminoso em um roubo e caba se tornando um perigoso assassino...



Ele esteve ao lado de outro astro veterano do terror, John Carradine, em "Enigma de Muerte" (O Enigma da Morte, 1969) de Federico Curiel, com o luchador Mil Máscaras. A trama de suspense e espionagem se passa em um circo, e Santanón faz um palhaço malvado...
Santanón foi Waldo, o sádico assistente do cientista maluco Dr. Halder (Carlos Ancira) no clássico da lucha-libre " Santo y Blue Demon Contra los Montruos" (Santo Contra os Monstros de Frankenstein, 1969) de Gilberto Martínez Solares.







"La Montaña del Diablo" (1975) de Juan Andrés Bueno e Javier Durán, é outra das incríveis misturas de gêneros do cinema mexicano. Uma aventura no western com o herói El Payo (Jorge Rivero), com elementos de terror e realismo mágico com nítidas influências de "El Topo" (1970) e "A Montanha Sagrada" (1973) de Alejandro Jodorowsky! Santanón faz um dos personagens fantásticos, assim como suas participações em adaptações de Edgar Allan Poe para a TV mexicana (1980) e francesa (Histoires Extraordinaires, 1981, episódio dirigido por Juan Luis Buñuel). Rafal Muñoz Santanón se retirou da vida artística e em 1997 passou a viver em um asilo sustentado por uma pensão da Associação Nacional de Atores do México. Ele sofreu um infarte agudo e faleceu aos 73 anos. 



*Zelda Rubinstein (1933-2010) Americana, filha de imigrantes judeus; Zelda foi a caçula e nasceu com um problema na glândula pituitária, que limitou seu crescimento (1,30m). Formada em bacteriologia, trabalhou como técnica de laboratório, até resolver pela carreira artística. Começou nas comédias "Americathon" (1979) e "Hotel das Confusões" (1981). Sua grande chance apareceu com "Poltergeist" (Poltergeist- O Fenômeno, 1982) de Tobe Hooper, com produção e roteiro de Steven Spielberg.




Vivendo a excêntrica vidente Tangina Barrons, que ajuda a família Freeling à enfrentar forças sobrenaturais que assombram sua casa e raptam a caçula Carol;  Zelda criou a personagem que marcou sua carreira.




Ela voltaria em "Poltergeist II: The Other Side" (Poltergeist 2, 1986) de Brian Gibson. A família Freeling se muda de casa, mas as forças diabólicas estão de volta. Surge o macabro Reverendo Kane (Julian Back) e Tangina (Zelda) é chamada para intervir novamente. A diminuta mas corajosa médium conta agora com um feiticeiro índio (Will Sampson) do seu lado.



Ótima atriz, Zelda foi chamada pelo diretor catalão Bigas Luna para "Angustia" (Os Olhos da Cidade São Meus, 1987).
Uma mãe demente (Zelda Rubinstein) controla telepaticamente seu filho de meia-idade (Michael Lerner), obrigando-o a cometer assassinatos sangrentos.



 Os olhos das vítimas são arrancados e  adicionados à uma macabra coleção. Mas a  família bizarra é apenas um filme: O verdadeiro horror está no cinema, aonde o público  que está assistindo este filme-dentro-do filme enfrenta um assassino verdadeiro. "Angustia"  mistura perfeitamente a linha entre a realidade e o mundo fantástico do cinema .




Em "Poltergeist III" (1988) de Gary Sherman, Tangina acude novamente a menina Carol, que agora vive com parentes em um moderno edifício em Chicago. Sequencia desnecessária e com roteiro fraco. 




Como acontece muito em Hollywood, Zelda ficou marcada com  este personagem, sendo escalada para papéis derivativos em produções vagabundas.
Ela foi a Madame Serena na comédia "Teen Witch" (1989); a Mãe Clodah em "Little Wishes"( A Maldição das Bruxas, 1996) de Dorian Walker; apareceu em "Wishcraft" (Feitiço Macabro, 2002) de Danny Graves e Richard Wenk e uma ponta como Doutora Katarina Kuntzler em "Southland Tales: O Fim do Mundo" (2006)...Alem de ter participado de um episódio da tele série "Poultergeist: The Legacy" (1996)...





Graças a sua característica "voz de boneca", ela fez dublagens para desenhos animados e foi a narradora da série de documentários "The Scariest Places on Earth" (2000). Seu éltimo papel, já como um ícone do terror foi em "Behind the Mask: The Rise of Leslie Vernon" (2006) de Scott Glosserman, que contou também com a presença de Robert "Freddy Krueger" Englund.



Zelda foi uma ativista pelos direitos humanos, dando apoio à portadores de AIDS e lutando pelos direitos do chamado "Little People";  pessoas que assim como ela tinham problemas de crescimento. Ela sofria de problemas cardíacos e faleceu de "causas naturais" no Los Angeles Hospital aos 76 anos.
 


*Hervé Villechaise (1944-1993) O famoso Tatoo da série cult da TV "Fantasy Island" ( A Ilha da Fantasia, 1978-1983), nasceu em Pais, França, de parentes filipinos. Portador de uma desordem endócrina, seu corpo parou de crescer (1,17m) mas seus órgãos internos alcançaram o tamanho dos de uma pessoa de estatura "normal". 
Adotado pela família de um cirurgião, estudou em ótimos colégios e se tornou artista plástico e fotógrafo. Depois dos 21 anos, se mudou para os EUA e passou a trabalhar no cinema e TV.




                                           com Ricardo Montalban na Ilha da Fantasia


Estreou no cinema fantástico como "Bobo" na obscura comédia gore "Malatesta's Carnival of Blood" (1973), a história de um pequeno circo que é na verdade a fachada para um culto de fanáticos que se alimenta de carne e sangue humano. 




Na aventura "The Man with the Golden Gun" (007 Contra o Homem da Pistola de Ouro, 1974), moldou sua persona mais famosa: Polido, cínico e impecável em seu diminuto paletó branco. Seu personagem NIck-Nack é o braço direito do super-vilão Scaramanga (Christopher Lee).



                                               Hervé Villechaise com Christopher Lee



                                   Nick Nack (Hervé) tortura James Bond (Roger Moore)

No Canadá rodou o primeiro filme de Oliver Stone "Seizure" (1974), um estranho terror sobre um escritor (Jonathan Frid) que é assombrado por um trio de personagens macabros que ele havia criado em seus livros. Hervé é o anão-maligno chamado "O Aranha".





Também esteve no primeiro filme do músico /ator /diretor / produtor Richard Elfman (irmão de Danny Elfman) : "Forbidden Zone" (1980), uma comédia-musical fantástica-erótica sobre uma porta para a sexta dimensão, aonde Hervé é o Rei Fausto...



Além de se dedicar a série Ilha da Fantasia, Hervé apareceu ainda em "Apertem os Cintos o Piloto Sumiu II" (1982); "no infantil "Rumpelstiltskin" (1983); "Um Toque de Sedução" (1988) e em programas de TV.



Seus problemas de saúde se agravaram e ele se tornou depressivo e alcoólatra.
Hervé Jean-Pierre Villechaize se matou com um tiro no quintal de sua casa em Hollywood e deixou um bilhete e um vídeo explicando os motivos... 






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