quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pesadelos Vegetarianos ou "Querida a Salada Engoliu as Crianças!" - Capítulo 3 : Monstros Vegetais ao Redor do Mundo



"Venus Flytrap"  (filmado 1966, lançado em 1970) de Kenneth G. Crane... ou Norman Thomson (?!?), é um raro filme de terror-trash rodado parcialmente no Japão com co-produção da Toei Company.  



O enredo ( baseado em um roteiro de Ed Wood Jr. de 1950!) apresenta um cientista louco (James Craig) que usa raios e trovões para transformar o cruzamento de duas espécies de plantas carnívoras em monstros vegetais devoradores de pessoas.



 É conhecido também como "Body of the Prey" ou "The Revenge of Doctor X" (título em video americano). Foi lançado a primeira vez em double-feauture com um filme de terror filipino e com os créditos iniciais totalmente trocados, o que gera até hoje a confusão de saber quem foi o (i)responsável  pela tranqueira...

"Invasion of the Body Snatchers" (Os Invasores de Corpos, 1978) de Philip Kauman, é uma ótima refilmagem do antigo clássico. 




Agora a ação se passa em San Francisco, o que aumenta a dimensão do terror. Ótimo elenco (Donald Sutherland, Leonard Nimoy, Jeff Goldblum) e participações especiais de Kevin McCarthy e Don Siegel (ator principal e diretor da versão de 1956) em pontas. 






Mesmo não sendo o assunto principal do filme, árvores vivas e perigosas, tiveram grande impacto em "The Evil Dead" (A Morte do Demônio, 1981) de Sam Raimi. Entre os horrores que assombram um grupo de jovens em uma cabana isolada está a vegetação local, que não só ataca e prende uma garota com raízes, como a estupra com galhos de árvores..







A continuação/refilmagem em tom satírico "Evil Dead 2 : Dead by Dawn" (Uma Noite Alucinante 2, 1987) de Sam Raimi, mantêm o terror vegetal, mas ameniza a cena de estupro original.



Em "Swamp Thing" (O Monstro do Pântano, 1982) de Wes Craven, baseado em personagem de quadrinhos da DC Comics, um cientista trabalha em um projeto secreto de bio-engenharia que pretende criar um híbrido de vegetal/animal, capaz de sobreviver em ambientes extremos. 



Após um ataque terrorista, o cientista se vê banhado em sua fórmula e em chamas, mergulhando no pântano. No entanto, ele retorna metamorfoseado como uma criatura vegetal monstruosa e combate os responsáveis por sua desgraça.



"Creepshow" (1982) de George Romero, é uma antologia de histórias inspiradas nos quadrinhos de terror da E.C. Comics, com roteiros de Stephen King. O próprio King estrela a segunda história, no papel de um caipira que descobre um  meteorito em suas terras. Ao tocar na rocha espacial, ele é contaminado por um estranho musgo que vai tomando conta de seu corpo e depois a vegetação em volta de sua casa também cresce de forma assustadora...e além...




"Little Shop of Horrors" (A Pequena Loja dos Horrores, 1986) de Frank Oz, é uma divertida refilmagem/ homenagem  musical ao filme de Roger Corman de 1960, adaptado de um espetáculo teatral independente de sucesso.
Rick Moranis é agora Seymour, o nerd que cuida de Audrey II, a planta carnívora que fala, canta, devora e cresce muito...








Outra homenagem ao gênero apareceu no Brasil em "As Sete Vampiras" (1987) de Ivan Cardoso. Na chanchada de terror, um botânico brasileiro estuda uma rara planta carnívora africana e ele sua esposa são atacados por ela. 





Um assassino misterioso em busca de sangue humano passa a atacar ao redor de uma boate que apresenta o balé A Dança das Sete Vampiras. Um inspetor atrapalhado e um detetive particular investigam as mortes que estão ligadas ao caso da planta misteriosa...



Um dos maiores exemplares de plantas-monstros apareceu em "Gojira Tai Biorante" (1989) de Kazuki Omori. A rosa-mutante gigante enfrentou Godzilla/Gojira, o Rei dos Monstros, como  já vimos vimos em: http://museudameianoite.blogspot.com.br/2014/05/o-rei-dos-monstros-parte-7-biollante.html





O monstro-herói-vegetal dos quadrinhos voltou em " The Return of the Swamp Thing" (A Volta do Monstro do Pântano, 1989) de Jim Wynorski. 


Com ótimo visual e efeitos de maquiagem melhorados, o filme foi mal recebido por conta de seu tom de comédia e clima propositalmente "camp" ao estilo anos 50. Mas é uma boa diversão e acabou gerando...


..."Swamp Thing" (1990-1993), série para a televisão com o mesmo ator dos filmes anteriores (Dick Durock), encarnando Alec Holland, o cientista transformado em uma criatura composta de matéria vegetal da DC Comics/Vertigo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário