terça-feira, 22 de julho de 2014

Pesadelos Vegetarianos ou "Querida a Salada Engoliu as Crianças!" - Capítulo 2 : Árvores, Cenouras & Tomates




 "Dr.Terror's House of Horrors" (As Profecias do Dr. Terror, 1965), foi a primeira antologia de terror da Amicus Productions, dirigida pelo veterano Freddie Francis. No Segundo episódio intitulado "Creeping Vine", uma família volta de férias e descobre que uma videira cresceu de forma assustadora no jardim da casa. A planta parece responder com violência as tentativas de tentar corta-la, estrangula um homem e aprisiona todos dentro da casa... 
  



A cultuada série de TV "Lost in Space" (Perdidos no Espaço, 1965-1968) sempre foi rica em alienígenas bizarros. No episódio "The Great Vegetable Rebellion" (A Revolta das Plantas, 1968), aparece Tybo ( Stanley Adams), um homem-cenoura inteligente que domina um planeta estufa e que por pouco não consegue enraizar o Dr. Smith (Jonathan Harris) em meio a outras plantas vivas... 




Em "The Lost Continent" (O Continente Esquecido, 1968) de Michael Carreras, um navio é apanhado por uma tempestade e fica preso em uma parte desconhecida do Mar de Sargasso. Passageiros e tripulantes ficam a mercê de monstros marinhos, conquistadores espanhóis perdidos no tempo e horrendas algas carnívoras!
Produção da Hammer, com roteiro baseado na novela "Uncharted Seas" de Dennis Wheatley




O primeiro fruto tardio (ops!) de Audrey de  " The Little Shop of Horrors" veio com "Please Don't Eat My Mother" (1973) de Carl Monson. Um nerd-virgem-voyeur de meia idade (Burt Kartalian, hilário- melhor coisa do filme) cultiva uma estranha planta em um vaso em seu quarto e ela começa a falar com uma voz feminina e adquire gosto por carne humana...





Versão vagabunda e maluca do filme de Corman, com muita nudez e sexo...




O cientista louco Dr. Nolter (Donald Pleasence) pretende criar uma nova espécie, cruzando seres humanos com plantas em "Mutations" (Estranhas Mutações, 1973) de Jack Cardiff. Depois de vários fracassos (que são vendidos para um show de aberrações), ele tem sucesso e cria uma planta carnívora-humana que acaba destruindo-o.






Na antologia "Tales that Witness Madness" (Terror e Loucura, 1973) de Freddie Francis, no episódio "Mel", um homem (Michael Jaiston) trás para dentro de casa ( e se afeiçoa quase amorosamente) um velho tronco de árvore com formas que lembram uma mulher.



 Sua esposa (Joan Collins) passa a sentir ciúmes, e após um pesadelo em que se vê atacada por árvores, decide despachar Mel (o nome que seu marido chama o tronco) com um facão...mas...



"Seeds of Evil"/"The Gardener" (Sementes do Mal, 1974) de Jim Kay, é uma confusa história sobre uma milionária que contrata um jardineiro (Joe Dallesandro) que parece ter dons especiais : além de sedutor, ele parece conversar com as plantas e faze-las brotar e crescer de forma miraculosa.




Mas, as plantas também são utilizadas para matar e o jardineiro caba se transformando em uma árvore-viva...ou não...



Plantas carnívoras que andam, árvores-humanas, homens-cenouras, ora, por que não...Tomates muito perigosos???





"Attack of the Killer Tomatoes" (O Ataque dos Tomates Assassinos, 1978) de John DeBello, é uma comédia maluca produzida com orçamento mínimo, mas muita criatividade e deboche.
A sátira aos filmes de monstros conta como uma cidadezinha americana enfrenta a revolta dos solanáceos vermelhos, que resolvem virar o jogo, tornando-se predadores mortais! Salada e ketchup nunca mais!!!



A chamada "Grande Guerra dos Tomates" foi aos poucos criando fãs no circuito underground e graças ao boom do vídeo nos anos 80, a brincadeira se tornou um grande cult-movie. 



Os tomates de John DeBello evoluíram, e ganharam rostos e personalidades graças as experiências do maluco Dr. Gangrena (John Astin, o Gomez original da Família Addams da TV) e voltaram em:

"Return of the Killer Tomatoes" ( A Volta dos Tomates Assassinos,1988) de John DeBello, com John Astin e... George Clooney (!). Além de criar uma "Mulher-Tomate" perfeita, Grangrena erra em uma fórmula e gera F.T. (Fuzzy Tomato), um tomatinho peludo, simpático e amistoso...





"Killer Tomatoes Strikes Back" ( Os Tomates Assassinos Contra Atacam, 1990) de John DeBello.
Gangrena se disfarça de apresentador de TV para "influenciar a mente de um número maior de tomates em todo o mundo", e um detetive abobalhado e uma linda "Tomatologista", tentam resolver os crimes dos "vermelhos".




"Killer Tomatoes Eat France" ( Os Tomates Assassinos Invadem a França, 1991) de John DeBello.
Segundo explicou o diretor: "Eu acho os franceses tão estúpidos quanto tomates, eles são perfeitos uns para os outros." Grangrena, seu assistente Igor e os tomates malvados tentam dominar o mundo...e esculhambam a cultura da França...






"Attack of the Killer Tomatoes : The Animated Series" (1990-1991)  de Richard Mueller. Série de desenhos animados baseada nos dois primeiros filmes da série e com John Astin dublando seu personagem amalucado.







Ilustração para matéria sobre a série Tomates Assassinos no fanzine ARGHHH # 29 (Agosto 2000)
Desenho de Rogério Baldino com tomate by Coffin Souza








Nenhum comentário:

Postar um comentário