terça-feira, 10 de junho de 2014

Campeões Justiceiros! O Primeiro Grupo de Super-Heróis do Cinema!!!

 Muito antes dos X-Men e Avengers chegarem as telas dos cinema arrebentando bilheterias em blockbusters turbinados, um grupo de super-heróis uniformizados estrelava  uma trilogia regada a vilões mortíferos, inimigos mutantes, alienígenas de outra dimensão e muitos sopapos!



"Los Campeones Justicieros" (1971) de Federico Curiel.
O criminoso Dr. Marius Zarkoff, conhecido como Mão Negra (David Silva) escapa da prisão e entre seus planos diabólicos, atá acabar com seu inimigo Blue Demon e seus amigos. 



Recruta então o lutador Black Shadow e um grupo de anões para dar-lhes a força de 10 atletas, graças as suas experiências científicas. Mas, não contente com isso, sequestra as participantes do concurso de beleza Miss México, que são protegidas de nossos heróis. 




 Assim, Blue Demon, Mil Mascaras, Tinieblas, Sombra Vingadora e o Médico Assassino  devem lutar contra perigosos anões mutantes (uniformizados com capuzes e capas) e escapar das inúmeras armadilhas da Mão Negra e seus comparsas, que sequestram e drogam o herói Sombra Vingadora, fazendo-o lutar contra seus próprios amigos. 



A reunião de dois ou mais heróis "luchadores enmascarados" em um mesmo filme já era comum no cinema mexicano. Mas a ideia de criar um grupo de super-heróis como nos quadrinhos americanos veio do produtor/roteirista Rogelio Agrasánchez da Producciones Fílmicas Agrasánchez; produtora mexicana baseada na Guatemala. 



Rogelio era visivelmente influenciado pelos comic books e também criou e lançou o primeiro luchador-super herói: Superzan . Em "Superzan el Invencible" (1971), o personagem tem uma origem alienígena e super poderes como voo e super força. Nos filmes que dividiu com outros lutadores, Superzan (Alfonso Mora Veyta) agia como um lutador normal. Na verdade, diferente de seus colegas, Veyra nunca foi lutador, mas um ator interpretando este herói.



"Vuelven Los Campeones Justicieros" (1972) de Federico Curiel. 



Enquanto cumprem suas tarefas em nome da justiça, Mil Mascaras, Rayo de Jalisco, Avispon Escarlata e Fantasma Blanco são liderados por Blue Demon à partir do laboratório de sua sede e monitorados pela bela Laura (Yolanda Lievana).



O grupo de heróis é chamado pelo governo para resolver o sequestro de um magnata dos diamantes e que ameaça a segurança nacional. Os culpados são os estranhos homens-ratos, uma raça de seres híbridos, criados artificialmente por um trio de mulheres-gato pertencentes a uma antiga civilização subterrânea que pretende conquistar o mundo com um exército de milhões deles. 



Os homens ratos roubam rochas lunares do Instituto de Geografia e um vilão com máscara de gato sequestra a filha de um arqueólogo, seu secretária e um cantor. Blue Demon, Mil Mascaras e Avispon caem em uma armadilha e vão ser submetidos a máquina de transformação molecular. Mil Mascaras lança uma pequena bomba e  os heróis e os reféns conseguem fugir, enquanto uma explosão destrói o lugar matando os bandidos.



                                                           A linda vilã Mulher-Gato

Os "ratones humanos" de dentes envenenados, são anões em fantasias de pelúcia extremamente infantis. Uma pena as vilãs não conseguirem seu intento de transformar os heróis em homens-ratos; gostaria de ver um dos forçudos metido numa fantasia daquelas!!



O herói-lutador  Rayo de Jalisco (Max Linares Moreno) utilizava uma máscara muito parecida com a de seu colega Sombra Vengadora (que apareceu no primeiro filme), apenas com o raio invertido. Esta confusão se estendeu aos rings e na justiça. Max Moreno foi o segundo lutador a utilizar o nome de Rayo de Jalisco e o Sombra Vengadora nos filmes era interpretado por Fernando Oses e não pelo lutador original (Rogelio de la Paz)...



                                                             Sombra Vengadora


                                                               Rayo de Jalisco

"El Triunfo de los Campeones Justicieros" (1973) de Rafael Lanuza. 



Blue Demon persegue dois bandidos de preto e descobre que eles são alienígenas armados com lasers e que contam com a ajuda de homens-robots-mascarados para um plano maquiavélico. Os aliens acabam se derretendo em uma geleia verde.



Os vilões poderosos são Quisisarél e seu assistente Birsi , dois anões do  extinto planeta Urano e que vivem na terra em uma dimensão paralela. Os homens de preto e os robots são seus capangas. Uma vez que os uranistas não pode existir por muito tempo na superfície da Terra sem grandes quantidades de energia - por isto a fusão dos dois capangas no início do filme - Quisisarél precisa de uma forma para criar grandes quantidades de energia e estabilizar seus corpos.

 Felizmente Rago Credmore, maior cientista de Urano, está no exílio na Terra, depois de ter fugido da revolução de Quisisarél de cem anos atrás. Os heróis precisam proteger o cientista de Urano e seu segredo para que o diminuto e perverso vilão não domine a terra.
No final Blue Demons utiliza uma arma do cientista para fazer os alienígenas retornarem a sua forma original e explodirem!






Último capítulo da série. Aqui a equipe é formada por Blue Demon, Superzan, Fantasma Branco e a heroína Vênus, cuja única função parece ser embelezar as cenas.   


Em tempos de Super-Heróis com hiper-poderes adrenalizados por CGI em crossovers de franquias milionárias...ficamos com os coloridos Luchadores Campeones e...Viva La Lucha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário