sábado, 3 de maio de 2014

O Rei dos Monstros - Parte 6: O Novo Rei & Outros Estranhos Godzillas


Godzilla se tornou um ícone internacional, e além da série oficial de filmes (e do fraco desenho animado já citado), fez diversas outras aparições especias. Na TV, Gojira apareceu "disfarçado" nas séries "Ultra Q" (1966), "Ultraman" (1966) e "Ryusen Ningen Zon" (Zone Fighter) (1973)....






      Gojira com um enfeite no pescoço, se transformou em Jiras para combater Ultraman!



    Godzilla e o herói Zone Fighter fazem um pacto para enfrentar outros Kaijus da Toho

"Godzilla Meets Bambi" (1969) é um curta metragem (pouco mais de minuto) divertido e realizado (produção, roteiro, direção e desenhos) de modo clássico por Marv Newland e relançado nos anos 80 junto com a volta do Rei dos Monstros.




"Pornozilla" (1987, 8 min.) de MEFI (Maurizio Arietti), mostra Godzilla, Gigan e outros Kaijus em uma animada orgia em um banheiro...


  
E existem diversas versões de "Godzilla Vs. Barbie" e outras variações. Um curta muito interessante é "Mitokomon tai Gojira" de Shinia Takeshida, aonde o realizador faz tudo e ainda interpreta os personagens humanos e também Godzilla, Ghidrah, Ultraman e outros, sempre de uma forma engraçada e minimalista.



O diretor/produtor italiano Luigi Cozzi, fã do Godzilla de 1954, utilizou um sistema de colorização chamado Spectorama 70; 80 minutos do filme original; partes da versão americana; cenas de outros filmes; cenas de documentários sobre Hiroshima e uma nova trilha sonora, para criar uma nova versão do clássico.



 "Godzilla 1977" como é conhecido, foi exibido na TV italiana e ronda o mundo em festivais em uma cópia gravada desta exibição.


"Densetsu- No Kyoju Dolami Otoko Tai Gojira" (Legendary Beast Wolfman Vs. Godzilla, 1983) de Shizuo Nakajima, é um filme de fã, realizado por um funcionário do departamento de arte da Toho e fanático pelo personagem. 



Munido do que aprendeu nos estúdios, Nakajima juntou um grupo de entusiastas e rodou em Super-8, a batalha de Godzilla contra um lobisomem gigante. Apesar de mais de 10 horas de material filmado (!), a produção nunca foi completada e uma compilação de cenas de mais de 15 minutos tem sido exibida em festivais e convenções Kaiju.




Mas "The King" estava apenas adormecido, esperando sua hora para voltar para sua diversão favorita: destruir Tóquio!

"Gojira" (Godzilla 1985) Jap. 1984. Dir. Koji Hashimoto; FX: Teruyoshi Nakano e Noboyuki Yasamuru. Elenco: Ken Tanaka, Keiju Kobayashi, Shin Takuma, Yasuko Sawaguchi e Raymond Burr (versão norte-americana).



- Um barco de pesca enfrenta uma tempestade em alto mar e um sobrevivente identifica Gojira como o responsável. O monstro retorna e destrói um submarino Russo, causando tensão internacional. O primeiro-ministro japonês recusa a ajuda dos americanos, que querem utilizar armas atômicas contra a criatura. Godzilla chega a Tóquio causando destruição e é combatido pelo tanque-de-guerra-voador Super-X, mas a solução encontrada é utilizar a freqüência de som de pássaros para atrai-lo para uma armadilha em um vulcão.




* Depois de uma tentativa fracassada do diretor americano Steve Miner em produzir uma versão em 3D de "Godzilla: King of the Monsters", a Toho investiu um bom orçamento nesta refilmagem/sequencia do clássico de 1954. Bons efeitos mas o visual de Gozilla com olhos arregalados não combina com o tom mais sério do filme, que volta a suas raízes. Inicia aqui a segunda série, chamada HEISEI.



 O Ator Raymond Burr reprisa seu personagem da versão americana de 1956. O filme teve grande bilheteria em sua terra natal, mas em grande parte do mundo foi lançado apenas em vídeo. Mas a Toho havia dado um grande passo com uma nova série para a próxima década...






Akihiko Hirata (o Dr. Serizawa de Gojira 1954) na estreia de Godzilla 1985



Oh no, they say he's got to go
Go, go, Godzilla!
(yeahh)
Oh no, there goes Tokyo:
Go, go, Godzilla!
(yeahh)

( Blue Oyster Cult)




Continua...
                   P.S. Atenção amigos e fãs de Godzilla, devido a compromissos assumidos pelo curador deste Museu, esta série de postagens só irá continuar depois do dia 25 de Maio. Ainda existe muito sobre o Rei dos Monstros...Aguardem...

Um comentário: