terça-feira, 29 de abril de 2014

O Rei dos Monstros - Parte 4: Godzilla Contra Monstros Muito Estranhos




"Gojira Tai Hedora" (Godzilla Vs. the Smog Monster) Jap. 1971. Dir. Yoshimitsu Banno; FX: Teruyoshi Nakano
Elenco: Hiroyuke Kawase, Akira Yamauchi, Toshie Kimura.







- A poluição industrial nas águas japonesas, combinada com uma forma minúscula de vida extraterrestre, cria um monstro disforme que cresce assustadoramente e emite vapores tóxicos e ácido sulfúrico. Godzilla aparece e após inúmeras lutas consegue dissolver a criatura chamada Hedora e parte no horizonte até a próxima batalha.








* O nome Hedora deriva da palavra Hedoro (lama em japonês).
A Toho queria inovar a série e recuperar o público adulto, mas o diretor Yoshimitsu Banno foi um pouco longe demais. Banno usou split-screen, animação, sequências de sonho e uma sequência em preto-e-branco ... todos os tipos de truques experimentais que tornam o filme completamente diferente dos anteriores. Além disto, o filme é pesado e com bastante violência (pessoas queimadas pelo ácido de Hedora, corpos dilacerados...), não fazendo sucesso. Quase no final do filme, Godzilla consegue voar utilizando seu bafo atômico como propulsão! O assistente de Eiji Tsuburaya assume o trabalho de seu mestre nos efeitos especiais.



                                     sequencia psicodélica em Gojira tai Hedora


"Gojira Tai Gaigan" (Godzilla on Monster Island/ Godzilla- O Rei dos Monstros) Jap. 1972
Dir. Jun Fukuda; FX: Teruyoshi Nakano. Elenco: Hiroshi Ishikawa, Minoru Takashima, Tomoko Umeda.




- Um cartunista trabalhando em um projeto de um grande parque de diversões, descobre que seus patrões são alienígenas de um planeta destruído pela poluição. Do espaço eles trazem Ghidora e o novo monstro chamado Gigan (Gaigan) e planejam libertar as criaturas da Ilha dos Monstros. 




Godzilla e Angiras (Angurus) interceptam os dois monstros espaciais e após longa batalha, conseguem detê-los. Os alienígenas (que possuem o formato de baratas tamanho família) são vencidos pelo exército e por um time exótico de heróis que inclui uma lutadora de Karatê e um hippie engraçado.



*A última atuação do dublê/ator Haruo Nakajima como Godzilla (intérprete oficial do monstro desde 1954); a maior parte das cenas sem o monstro novo foram reaproveitadas de filmes anteriores. Fukuda retoma o clima de aventura colorida com toques de humor: Godzilla e Angiras conversam entre si (via balões de Hqs na versão Japonesa e por ruídos engraçados na versão ocidental) antes de deixarem a Ilha dos Monstros.



Gigan é um dos Kaiju mais exóticos da série, com suas mãos em pontas e uma mortífera serra giratória no peito!
Certamente em dos filmes mais trash de toda a série... 



"Gojira Tai Megaro" (Godzilla Contra Megalon) Jap. 1973.
Dir. Jun Fukuda; FX: T. Nakano. Elenco: Katsuhiko Sasaki, Kotaro Tomita, Yutaka Hayashi, Robert Dunham.







- Os habitantes do reino submarino de Seatopia (Atragon, 1964) resolvem se vingar da humanidade (por conta dos testes nucleares e poluição dos mares) e convocam o monstro Megalon (Megaro) para invadir o Japão.






 Megalon é uma espécie de inseto monstruoso com patas com lâminas afiadas. Os humanos contam com a ajuda do robot Jet Jaguar, criado por um jovem cientista e que pode misteriosamente se programar para crescer no tamanho dos monstros. Gigan também é convocado para atacar, mas Jet Jaguar "conversa" (com mímica) com Godzilla e os dois salvam o planeta da destruição...



* Jet Jaguar foi criado para estabelecer uma conexão entre os filmes de Godzilla e as séries de Super-Heróis japoneses (Tokusatsu) muito populares na época e aonde Gojira também fizera algumas participações especiais.
Os efeitos especiais de Teruyoshi Nakano nestes filmes também são bastante fracos. Especialista em pirotecnia e animações, falha bastante nos quesitos mais importantes em um Kaiju Eiga: miniaturas e as roupas dos monstros.
Mesmo sendo um exemplar bem fraco na série, Godzilla Vs. Megalon recebeu grande divulgação nos Estados Unidos (incluindo uma campanha publicitária para indicar "Godzilla Para Presidente"), gerando uma verdadeira "Godzillomania no país.



 A Marvel Comics lançou uma série em quadrinhos e a TV NBC a série de desenhos animados "The Godzilla Power Hour" (da Hanna-Barbera) com a participação do "sobrinho" Godzuki fazendo a parte cômica-infantil como Minya nos filmes.




CONTINUA... 








Nenhum comentário:

Postar um comentário